Ao longo desse quase um ano de gestão, nós do Diretório Central dos Estudantes, juntamente com os Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos da UFG, travamos uma série de lutas e batalhas. Incansáveis na defesa da Universidade pública, gratuita, democrática e popular, nos empenhamos para barrar as ofensivas privatizantes e neoliberais do governo e dos gestores do capital. Certos de que existe uma alternativa, e de que é plenamente possível construir uma universidade socialmente referenciada e que garanta o acesso e a permanência das classes populares , nos posicionamentos criticamente à lógica mercadológica que a educação superior brasileira vem tomando pós implementação do REUNI.
Lutamos pela autonomia das entidades de base, exigindo a manutenção do controle das fotocopiadoras e dos espaços estudantis por parte dos Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos; defendemos o controle popular do transporte público, cobrando a ampliação da frota que atende a universidade e o retorno das rotas antigas; realizamos eventos sempre privilegiando a discussão política, como foi o caso da Calourada Unificada e do Seminário Internacional de Educação e Extensão Popular; reavivamos os espaços do DCE, propiciando garantia de integração, lazer e acesso à cultura a toda comunidade acadêmica; realizamos um curso de formação política, o qual teve a participação não só de estudantes, mas também de professores, técnicos e profissionais já graduados.
Além disso, ocupamos os Conselhos Superior da UFG, onde mantemos nossa postura política combativa e defendemos ostensivamente o projeto de Universidade que queremos e acreditamos, a Universidade Popular. Porém, certos de que muito ainda há por ser feito, estamos entregando a gestão agora no próximo final de semana e contamos com a participação de todos os Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos para convocar novas eleições para o DCE-UFG e garantir que democraticamente uma nova gestão seja eleita e dê seqüência as lutas.
O Conselho de Entidades de Base (CEB) que acontecerá agora no dia 16 de outubro (sábado), no mini-auditório da Faculdade de Educação, a partir das 9 horas, será também o momento de mapearmos coletivamente as demandas de cada campi e de cada curso, para juntos avançarmos na luta. Contamos com a sua participação estudante.
Luciano Alvarenga Montalvão
Diretor do DCE-UFG
Conselheiro Universitário
CONSELHO DE ENTIDADES DE BASE (CEB)
DATA 16/10/2010
LOCAL: MINI-AUDITÓRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
HORÁRIO: A PARTIR DAS 09:00
PS: cada entidade de base deve levar sua ata de posse e um documento de indicação do delegado assinado por pelo menos dois membros da gestão.
0 comentários:
Postar um comentário
A participação dos alunos na construção do Centro Acadêmico e do seu curso é fundamental. Deixe aqui o seu recado e participe também das reuniões e assembléias do C.A de História/UFG.